Logo Guará TEM

Blog Guará TEM

8 dicas de cuidados com os pets no inverno
Postado em 20/07/2017 por Lívia Marra

Doenças respiratórias, osteoarticulares e oculares podem atingir mais os pets no inverno, época em que também os animais  sentem os efeitos da queda de temperatura e da diminuição na unidade do ar.

Para que a saúde dos bichinhos não seja afetada, veja abaixo oito dicas –e aqui não só para cães– dadas pelo médico veterinário Rodrigo Mainardi, conselheiro e membro da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo:



– Proteção – casinhas, cobertas e roupas são itens essenciais nesse período, para proteger os pets do vento e da chuva. Cães magros e de pelo curto são os que mais sentem frio. Já raças como chow chow e São Bernardo podem não precisar de roupa dentro de casa, mas é importante deixar cobertores e abrigos à disposição. Para os passeios, além do agasalho, o ideal seria sair em períodos do dia em que a temperatura esteja mais amena.

– Apetite – o animal pode ter mais apetite e comer mais em dias frios. A orientação é, se for o caso,  dosar a quantidade. “A ingestão de ração industrializada em excesso pode levar ao aumento de peso de forma rápida, assim como o exagero na comida caseira”, diz Mainardi. 

– Exercícios – apesar do aumento de apetite, os animais tendem a mostrar menos disposição para atividades físicas no frio. É importante estimular brincadeiras que façam o pet gastar energia acumulada em casa; os passeios, se possível, também devem incluir brincadeiras e corridas.

 – Vacinas –  pneumonias bacterianas também são mais comuns no inverno, para cães e gatos. Por isso, vacinas devem estar em dia. Além disso, o tutor deve evitar locais com muitos animais durante os passeios, devido à aglomeração e proliferação de bactérias. No tempo frio, é comum o contágio da traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como tosse dos canis – doença que se espalha rápido e é delicada para filhotes e idosinhos. 

– Tosa – tosas mais curtas devem ser evitadas no inverno, especialmente em casos de animais idosos ou que ficam ao relento. 

–  Banhos –  a frequência de banhos  deve ser diminuída, e eles devem ocorrer em dias com temperatura amena. A água deve ser morna, e a secagem deve ser total. Segundo o veterinário, o ideal é que o animal não saia de casa até 30 minutos após o banho.  

– Escovação – os animais tendem a se lamber mais no frio. No caso dos gatos, a ingestão de rolos pode formar bolas no estômago e levar à constipação intestinal. Já no caso dos cães, o principal problema é a formação de nós, que podem causar lesões na pele.

 – Hibernação – o comportamento do animal pode mudar nos dias muito frios. Ele pode ficar mais  letárgico e sonolento, e é preciso ter cuidado especial com répteis, diz Mainardi. “Eles não têm controle de temperatura corporal, portanto sua temperatura é bem próxima à do ambiente. Caso não tenham aquecedores específicos para a espécie, hibernação poderá ocorrer principalmente nos cágados, tartarugas e jabutis. Muitos proprietários confundem a hibernação com o óbito do animal”.


A listagem e informações dos estabelecimentos são exibidos apenas para fins informativos e publicitários, de forma gratuita. Caso queira corrigir informações ou retirar sua aparição, contate-nos!
Facebook Guará TEM

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas promoções e cupons
diretamente em seu e-mail!
Seu nome:


Seu e-mail:

Sobre

:: Cadastre-se
:: Blog
:: Sobre
:: Anuncie
:: Política de Privacidade
:: Telefones Úteis
:: Fale Conosco
:: Área do Lojista
Guará TEM Guara Tem 2024 ® - Todos os direitos reservados | cadastro@guaratem.com.br
Um produto Produzido por Jet Web Assessoria