Logo Guará TEM

Blog Guará TEM

Theatro Carlos Gomes (3)
Postado em 23/07/2017 por Museu Frei Galvão - Arquivo memória de Guaratinguetá

Em 24 de Agosto de 1893, foi autorizada pela Câmara "a quantia de 7:500$000 réis a ser usada com a construção dos camarins, cenários e iluminação". Quanto aos camarins, ficou ainda decidido que estes seriam colocados "fora do palco, para o lado de trás, por sr este insuficiente à movimentação dos cenários, sendo ainda contratado, na ocasião, o trabalho de cenografia e iluminação". 
Narra Nero Senna que " o Intendente, Alfredo Antunes - homem cheio de iniciativa, entre outras a de realizar a conclusão do Theatro - mandou então contratar, no Rio, o cenógrafo Roque de Castilhos,  para fazer o pano de boca, os cenários, bem como a decoração da casa, o que foi feito com arte e perfeição".






A data para inauguração foi decidida na sessão de 26 de fevereiro, sendo designado o dia 1º de março de 1894 para o importante evento, para qual foi "contratada a Companhia de Operetas Ismênia dos Santos, que trabalhava no variedades. Dessa Companhia faziam parte, além de sua empresária, Maria Machado Leite, Amélia Lopiccolo, Elvira Conceta, Adelaide Coutinho e , como diretor da orquestra, o maestro Assis Pacheco. As peças levadas à cena eram as melhores operetas em voga no Rio de Janeiro. Todos os lugares foram ocupados em cinco récitas de assinaturas e para algumas extras eram preferidos os assinantes que, sem exceção, permaneciam nos seus lugares.

Embora inaugurado com muita alegria, parece que faltava ao Theatro completar o mobiliário, fato lembrado em verso por Tuvira: 
" e que a principio
  por não ter mobília
  obrigava os frequentadores
  a levarem de casa as cadeiras
  para acomodação da Família!"

Já em 1904, o Anuário Guaratinguetaense noticiava que o Theatro Municipal era considerado como " um dos melhores Teatros do Estado. Vistoso e elegante edifício, tinha capacidade para 250 cadeiras, 20 camarotes, varandas e galerias, além de ser uma obra sólida". Ferrfeira Junior completa a notícia acima, narrando que " à entrada do Theatro havia um amplo salão de espera, com elegantes escadas que levavam à galerias nobres e camarotes de segunda ordem, além de muita beleza estética...


A listagem e informações dos estabelecimentos são exibidos apenas para fins informativos e publicitários, de forma gratuita. Caso queira corrigir informações ou retirar sua aparição, contate-nos!
Facebook Guará TEM

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas promoções e cupons
diretamente em seu e-mail!
Seu nome:


Seu e-mail:

Sobre

:: Cadastre-se
:: Blog
:: Sobre
:: Anuncie
:: Política de Privacidade
:: Telefones Úteis
:: Fale Conosco
:: Área do Lojista
Guará TEM Guara Tem 2024 ® - Todos os direitos reservados | cadastro@guaratem.com.br
Um produto Produzido por Jet Web Assessoria