Logo Guará TEM

Blog Guará TEM

Dicas de Fotografia -
Postado em 01/08/2017 por www.dicasdefotografia.com.br

Essa inocente perguntinha me persegue entre as mensagens que mais recebo de quem está começando na fotografia. Minha resposta, embora pareça radical, é simples: compre qualquer uma. Muita gente fica indignada quando digo uma coisa dessas e afirma que a câmera tem sim influência na qualidade de uma foto. Não posso discordar: uma câmera de celular oferece menos controle e menor qualidade final do que um equipamento especializado. Porém, quando estamos começando, ainda não sabemos tudo que uma câmera faz. Por um bom tempo é inevitável subutilizar todo o potencial da bichinha. Gosto de comparar a fotografia à profissão de cozinheira: quem é cozinheira profissional consegue fazer um bom prato mesmo em um fogão caseiro, mas para trabalhar com isso e montar um restaurante será necessário ter um fogão que permita mais controle sobre o resultado, além de ele precisar ser mais robusto e forte para resistir ao uso constante. A pessoa que está começando a cozinhar pode até comprar um fogão incrível, mas isso não vai ajudá-la em nada, já que estará aprendendo como cortar uma cebola. As 50 combinações de temperatura, umidade e ventilação do forno não farão diferença alguma nessa fase inicial. Se você está começando a fotografar não vai fazer diferença a câmera que está usando. De início, o objetivo será aprender o básico: picar cebola! Ou, voltando pra fotografia, medir a luz, focar e compor. E isso dá para fazer com qualquer câmera que tenha controles manuais. Por isso, para quem quer começar a entender os conceitos da fotografia, sempre sugiro começar com qualquer câmera que permita controles manuais. A experiência me mostrou que o melhor custo/benefício está em comprar modelos mais básicos e já usados. É claro que se você tem dinheiro sobrando dá pra comprar sim o fogão mais caro logo de saída: o que não dá pra fazer é achar que ele vai ser de alguma serventia na hora de picar cebola!

Antes de conhecer as câmeras é interessante você saber os nomes que damos para algumas de suas partes:

Tipos de câmeras: suas vantagens e desvantagens

Sei muito bem que “qualquer uma” não respondeu a sua pergunta, então vamos analisar os tipos de câmeras que encontramos hoje no mercado, olhando alguns pontos importantes: a qualidade de imagem, a possibilidade de usar diferentes lentes, o controle das configurações e a portabilidade.

Cameraphones

Lembra quando os celulares começaram a vir com câmera? Pois bem, essas câmeras melhoraram e alguns celulares entram hoje na categoria cameraphones: a qualidade anda tão boa que são consideradas câmeras com celular, e não o contrário. A maior vantagem desse tipo de câmera é que você provavelmente já a leva para todo lugar, facilitando a prática diária da fotografia. A desvantagem é que, mesmo melhorando muito de uns tempos pra cá, a qualidade ainda não é tão alta em grandes impressões ou em momentos de pouca luz.

Qualidade: Inferior (é quase inútil em situações de pouca luz.)
Troca as lentes? Não, mas existem acessórios para encaixar no celular e fazer brincadeiras.
Controle das configurações? Não, mas dá para fazer algumas gambiarras com aplicativos.
Portabilidade: super portátil.
Exemplos: IphoneSamsung Galaxy, etc.

De bolso

Essas câmeras normalmente contam com uma qualidade melhor de imagem e de controle se comparadas às cameraphones. Elas também são portáteis, mas com uma qualidade um pouco superior e mais opções de configurações do que cameraphones. O flash dessas câmeras costuma ser potente o suficiente para retratos e são uma ótima opção para encontros pessoais. Um dos seus maiores defeitos é o intervalo entre o clique e a foto: perdemos momentos exatos pois ela não faz a foto na hora que apertamos o botão.

Qualidade: Média (não se comporta muito bem com pouca luz e demora a fazer a foto.)
Troca as lentes? Não.
Controle das configurações? Não muito, mas é possível usar predefinições dependendo do tipo de foto.
Portabilidade: Super portátil.
Exemplos: Sony cybershot, Nikon coolpix, Fuji finepix.

Bridge

Também vendidas como superzoom, as bridge são câmeras consideradas como um meio termo entre as de bolso e as profissionais. Sua maior vantagem é possuir mais configurações personalizáveis garantindo bastante controle. Porém, não permite a troca de lentes e seus sensores têm uma qualidade inferior em situações mais críticas, como pouca luz.

Qualidade: Média (não se comporta muito bem com pouca luz.)
Troca as lentes? Não, mas possui uma só lente bem versátil com bastante zoom.
Controle das configurações? Sim.
Portabilidade: Não é muito portátil.
Exemplos: Canon powershot, Sony alpha, etc.

DSLR

As câmeras digital single lens reflex são câmeras que permitem controle totalmente manual. Dentre elas, existem desde opções de entrada (mais baratas e menores) até opções full frame (que têm sensores maiores e com mais qualidade.) Vou falar mais sobre sensores e suas diferenças nos próximos tópicos. São as câmeras mais usadas por profissionais, pelo menos até a popularização das mirrorless, por permitir total controle de configurações, boa usabilidade do equipamento e várias opções de lentes intercambiáveis. Sua principal desvantagem é o tamanho e o peso, principalmente quando temos um kit com várias lentes para carregar nas costas.

Qualidade: Superior.
Troca as lentes? Sim.
Controle das configurações? Sim.
Portabilidade: A câmera e as lentes são pesadas e volumosas.
Exemplos: Canon 7D, Canon Rebel, Nikon D300, Nikon D90, etc

Mirrorless

As mirrorless são câmeras do tamanho de compactas, mas com qualidade superior. Ao contrário das câmeras DSLR, elas não possuem um dispositivo ótico (com espelho e prisma), por isso são tão pequenas. Embora seja uma tecnologia nova, muitas pessoas já as utilizam profissionalmente. Sua maior vantagem é ter uma qualidade comparável à das câmeras maiores, mas em um tamanho reduzido. Isso pode ser um problema para quem se acostumou à forma de segurar as câmeras maiores e também para quem gosta do visor ótico.

Qualidade: superior.
Troca as lentes? Sim.
Controle das configurações? Sim.
Portabilidade: Super portátil.
Exemplos: Sony alpha mirrorless, Panasonic lumix mirrorless, Fujifilm X-T1, etc

Médio Formato

São câmeras que usam sensores muito grandes, oferecendo qualidade superior de imagem. Seus preços são a partir dos milhares de dólares. Se você está começando na fotografia e pensando em qual câmera comprar, provavelmente essa opção é muita areia pro seu caminhãozinho.

Independente da câmera que você escolher para você lembre-se que equipamentos não são nem um pouco importantes.



A listagem e informações dos estabelecimentos são exibidos apenas para fins informativos e publicitários, de forma gratuita. Caso queira corrigir informações ou retirar sua aparição, contate-nos!
Facebook Guará TEM

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas promoções e cupons
diretamente em seu e-mail!
Seu nome:


Seu e-mail:

Sobre

:: Cadastre-se
:: Blog
:: Sobre
:: Anuncie
:: Política de Privacidade
:: Telefones Úteis
:: Fale Conosco
:: Área do Lojista
Guará TEM Guara Tem 2024 ® - Todos os direitos reservados | cadastro@guaratem.com.br
Um produto Produzido por Jet Web Assessoria